Funcionalidades do Google Search Console

Conheça os principais recursos dessa ferramenta para otimização de sites.

Quem trabalha com marketing e SEO precisa de ferramentas para realizar o seu trabalho com excelência. E o Google Search Console é uma das melhores ferramentas de otimização de site do mercado. Aqui, neste artigo, vamos mostrar as principais funcionalidades dessa ferramenta.

O Google Search Console é uma das principais ferramentas de SEO. Essa ferramenta compila uma série de recursos que podem te ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site no Google e a otimizar a experiência do usuário. E o melhor de tudo é que essa plataforma é completamente gratuita.

O que é Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta nativa do Google. A plataforma foi lançada em 2015, com o nome de “Google Webmaster Tools”, sendo focada em ajudar desenvolvedores na otimização de sites.

Com a mudança de nome e as últimas atualizações, a intenção do Google foi tornar a ferramenta mais acessível para profissionais de marketing e leigos, que não possuem nenhuma ou pouca experiência em programação.

Assim, qualquer pessoa pode rastrear o desempenho de seu site, visualizando no programa as principais falhas na performance e soluções para a otimização. A ferramenta gera relatórios bem profundos com todos os pontos fortes e fracos de uma página.

Como funciona o Google Search Console?

Essa ferramenta traz uma série de funcionalidades que permitem analisar o tráfego de um site. E, com isso, o Google Search Console consegue apontar diversos tipos de erros que prejudicam o desempenho da página.

Além de apresentar os erros, a ferramenta indica soluções voltadas a técnicas de SEO que servem para melhorar o desempenho do site e o ranqueamento nas buscas. E, claro, por ser uma ferramenta do Google, principal site de buscas, a ferramenta acaba favorecendo a indexação de páginas e ajuda a melhorar o ranqueamento nos resultados de busca.

Principais funcionalidades do Search Console

Conhecer as principais funcionalidades dessa ferramenta é importante para conseguir melhorar a experiência dos usuários ao entrar no seu site. Separamos alguns recursos que você vai encontrar no painel do Google Search Console, confira abaixo:

Relatório de desempenho

Uma das funcionalidades mais importantes do Google Search Console é o relatório de desempenho. Esse recurso permite uma análise de tráfego profunda do seu site. O relatório apresenta informações importantes sobre a posição geral de seu site no Google e principais métricas.

No relatório de desempenho, é possível fazer uma consulta de palavras-chave e ver dados sobre cliques, impressões, taxas de conversão e posição nos resultados de busca. Dessa forma, a pessoa pode analisar o desempenho de sua página ao longo do tempo e entender como pode otimizá-la.

Discover

O Discover é um recurso importante no Google Search Console para ter uma visão mais ampla do desempenho de todas as páginas do seu site. Dessa forma, é possível entender quais são as páginas que dão mais resultados, quais estão mais bem ranqueadas e as que não estão tendo um bom desempenho.

Índice

O índice é um recurso que permite o acesso à lista das páginas do seu site que foram indexadas pelo Google e as que não foram indexadas. A indexação das páginas é importante para que elas sejam ranqueadas nos mecanismos de busca.

Nem sempre as páginas são indexadas logo que ficam disponíveis, e acompanhar isso pelo Google Search Console é importante para garantir que sua página apareça nos resultados de busca o mais rápido possível.

Remoções

O recurso de remoções permite que o usuário remova páginas do seu site das pesquisas do Google. Com isso, é possível pedir a remoção para ocultar a URL temporariamente, por exemplo.

Sitemap

O recurso de sitemap permite que o usuário envie um sitemap, que é um mapa do seu site, para o Google. O sitemap conta com todas as páginas do seu site e isso ajuda a acelerar a indexação das páginas.

Esses são alguns dos principais recursos do Google Search Console. Essa ferramenta é totalmente gratuita e pode ajudar pessoas a otimizarem sites de forma fácil. Quem busca melhorar a sua estratégia de SEO deve usar o Google Search Console para ter sucesso nos resultados de busca.