Instapet: Redes sociais de animais de estimação fazem sucesso

Os pets no Instagram e em outras redes sociais começaram a bombar nos últimos anos, apesar que essa prática já se iniciou com perfis em redes sociais antigas, hoje extintas da internet, como o Orkut. Os pets são uma forma de deixar a vida das pessoas mais descontraída e alegre, portanto ter um perfil do animalzinho online é uma forma de oferecer alegria e ainda também documentar momentos especiais que o pet possui, guardando eles em um lugar onde é quase impossível perdê-los. Sendo assim, ter uma conta para um animal de estimação, seja um cão, um gato ou até um pássaro, é uma opção muito divertida e popular atualmente.

Até pouco tempo atrás, os pets eram apenas personagens secundários nos perfis dos donos, mas com a criação de mais e mais perfis onde os pets são os protagonistas da vez, é possível ver um crescimento desse tipo de perfil em todos os países do mundo. Essa tendência possui muitos usuários atualmente, hoje em dia a hashtag #instadog possui mais de 93 milhões de publicações e a tag #instacat mais de 53 milhões. Ainda há exemplos de pessoas que postam seus animais exóticos, pássaros, cavalos e outros tipos de animais domésticos.

Ter um perfil para um bichinho de estimação pode ir além de apenas uma diversão momentânea e se tornar mais que um hobby para o dono e o pet, afinal, assim como pessoas, é possível que o pet fique famoso o bastante para atrair a atenção de marcas, fazer patrocínio, parceria com outros perfis do Instagram, além de cachê para que determinada marca apareça em uma ou outra postagem. Ou seja, há também como lucrar fazendo algo divertido e descontraído.

Como é possível criar um perfil para um pet?

Um perfil para pet é muito como um perfil pessoal, o momento da criação não muda em nenhuma forma. No entanto, na hora de formular o perfil deve ter alguns cuidados para criar perfil de animais no instagram. O nome e a descrição do perfil, por exemplo, devem ser fáceis de compreender, intuitivos e criativos, que realmente atraiam uma pessoa a espiar o perfil, dar like em algumas postagens e interagir com o perfil do pet mais, ou até mesmo seguir o perfil. 

O nome da conta precisa ser curto e fácil de lembrar, além de ser recomendado colocar algo como dog ou cat (cão ou gato) junto ao nome, caso ele seja exótico ou longo é preciso também pensar em abreviar da melhor maneira. É preciso sempre adicionar também quem é o dono do pet na descrição, além de localização, data de nascimento e curiosidades sobre o pet, como pontos de sua personalidade. Dessa forma, o público sente que está interagindo com uma personalidade real e não apenas um cachorro ou um gato. Caso o animal tenha raça, é também bom mencionar ela, já que muitas pessoas podem ficar curiosas sobre o assunto.

Um bom exemplo de perfil é aquele que é curto, porém autoexplicativo. Algo como “Thor, o labrador. Tenho 2 aninhos. Sou capricorniano. São Paulo – SP. Acompanhe meu dia-a-dia”.

Quais as hashtags para os pets no Instagram?

Como mencionado antes, as pessoas que fazem perfis para os pets utilizam hashtags específicas para as suas postagens e perfis ganharem mais visualizações e interações específicas entre outros perfis similares ou com pessoas que buscam ver pets no Instagram. 

As hashtags instadog e instacat são extremamente populares, sendo que mais de 93 milhões de postagens usam a primeira e mais de 53 milhões usam a segunda. Essas tags são tags de nicho, ou seja, específicas para um interesse que apenas certas pessoas vão buscar. Portanto, elas funcionam como uma maneira de atingir o público alvo certo e são extremamente necessárias para cada postagem do pet.

Como se tornar popular no Instapet?

Sabendo que a criação do perfil não é complicada e que existem hashtags para chegar até um público mais amplo, é possível dizer que existem três dicas para tornar um perfil de um pet mais popular.

Forme uma personalidade para o pet

É muito importante criar uma personalidade concreta para o pet, talvez baseada em fatos reais do animal ou criada do zero, porém dessa forma o público se identifica mais com o pet.

Seja criativo com as fotos e vídeos

As fotos e vídeos do perfil precisam combinar com a personalidade criada, portanto é preciso ser criativo e tomar cuidado para não quebrar a imersão do público.

Acompanhe os assuntos mais falados

Acompanhar os assuntos mais falados da internet atualmente por meio do Google Trends é muito importante para que uma pessoa crie conteúdo relevante.

Instapet é só para animais de estimação?

Além de perfis de animais de estimação, é possível dizer que as hashtags do Instapet são utilizadas por perfis de informação sobre pets e animais. Por exemplo, informações sobre produtos como um Raio-X portátil, ração, remédios ideais e mais. Esses são muito úteis para os usuários da tag.