Marketing 4.0: saiba mais sobre esse conceito

Marketing 4.0

O marketing 4.0 é uma evolução de todas as estratégias de marketing que já foram trabalhadas pelas empresas até aqui. 

Este é o momento da economia digital, que corrobora a revolução trazida pela internet e a tecnologia presente na sociedade.

As marcas conseguem trabalhar novas metodologias porque a tecnologia permeia o nosso dia a dia e se transformou em algo necessário para conectar empresas e consumidores.

Se pararmos para pensar na maneira como compramos produtos e serviços, certamente, em vários momentos, percebemos a presença da internet, seja por meio de um artigo ou de um anúncio.

O consumidor moderno costuma pesquisar preços, conhecer marcas e comprar produtos e serviços, por meio das ferramentas digitais.

Durante a jornada de compra, qualquer coisa proveniente da internet é uma prova do quanto os canais digitais influenciam em nossas decisões. Nesse contexto, é fundamental que as empresas estejam presentes nessas plataformas.

Faz todo o sentido estar onde os consumidores estão e adotar linguagens compatíveis com esses canais, e é aqui que o marketing 4.0 entra em ação.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing 4.0, sua importância e falar um pouco sobre as principais características dessa evolução.

Qual o conceito de marketing 4.0?

Philip Kotler foi quem desenvolveu esse tipo de marketing, e em seu livro “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital”, oferece muitos detalhes sobre essa evolução.

De acordo com o autor, ela representa as mudanças digitais dentro das empresas. Isso porque, antigamente, elas podiam investir em anúncios, revistas e jornais para atrair os clientes, mas hoje é necessário trabalhar com ferramentas digitais.

Um fabricante de empilhadeira elétrica still deve trabalhar uma nova abordagem de marketing por conta das tecnologias e das mudanças no comportamento dos consumidores.

Mas, veja, não se trata apenas de criar um perfil nas principais redes sociais ou de enviar e-mails para uma lista de contatos. Para trabalhar o marketing 4.0 efetivamente, é necessário fazer muitas mudanças.

A transformação tem muito mais a ver com a maneira como as companhias pensam do que com as ferramentas que elas utilizam. 

Em outras palavras, é necessário entender essa nova realidade para trabalhar o marketing digital.

As mudanças são muito grandes, por exemplo, pelo fato de que é muito mais difícil fidelizar os clientes agora que a internet eliminou Barreiras geográficas e demográficas.

Todo tipo de negócio pode investir em marketing digital, e isso aumenta a competitividade entre as organizações.

O consumidor se deixa influenciar pela opinião de outras pessoas, e elas têm muito mais facilidade para dizer o que pensam e compartilhar sua experiência nos canais digitais.

Não é de se admirar que tudo isso gere impactos em negócios dos mais variados tipos, como no caso de uma empresa de fachada de vidro glazing. Se ela quiser entrar na era digital, precisa passar por uma lógica inclusiva, social e horizontal.

Também é muito importante entender os paradoxos trazidos pela conectividade, principalmente em relação às diferenças existentes entre os ambientes online e offline.

As pessoas estão valorizando cada vez mais as relações pela internet, mas as experiências físicas não perderam sua importância e relevância. Isso quer dizer que é cada vez mais importante unir o offline e o online.

Ao passo que a conectividade traz mais opções para os consumidores, também acaba dificultando suas escolhas. As pessoas não têm mais tempo para reagir a todos os estímulos e passaram a se dedicar apenas àquilo que é útil.

Não podemos nos esquecer de que existe um paradoxo entre positivo e negativo, e a tecnologia permite que as pessoas exponham suas opiniões, independentemente de serem boas ou não.

Com base nesses paradoxos, ficam claros os desafios de investir no marketing 4.0, mesmo assim, ele é extremamente importante.

Importância do marketing 4.0

Esse tipo de marketing procura combinar as estratégias online e offline, que promovem a interação entre marcas e clientes.

Por meio dele, uma empresa de higienização de poltronas percebeu que a interação digital não é o suficiente, mesmo diante de um cenário em que a tecnologia e a internet são cada vez mais importantes.

O que se deve fazer é investir em ações omnichannel, ou seja, o que combinam os canais online e offline, de modo que trabalhem em conjunto.

Levando em conta a definição desse conceito, as empresas precisam conquistar cada vez mais engajamento na internet, e nesse processo, a integração com os canais offline desempenha um papel muito importante.

Por exemplo, quando a companhia consegue vincular seu site com o estabelecimento, conquistar consumidores de maneiras diferentes.

Em resumo, ao colocar o marketing 4.0 em ação, uma empresa de limpezas pós obra quebra as barreiras entre os canais. Além disso, consegue aumentar as vendas e fazer parte do cotidiano das pessoas.

Suas práticas criam uma conexão emocional com os consumidores e conquistam fãs da marca. Isso é importante porque diante de um cenário extremamente concorrido, é fundamental saber se destacar.

Quais são as características do marketing 4.0?

A base desse tipo de marketing são as mudanças do mercado e o modo como elas influenciam o comportamento do consumidor.

Alguns exemplos nesse sentido são a facilidade de encontrar informações por meio dos buscadores, as redes sociais como canais essenciais para o relacionamento entre empresas e clientes e a facilidade em prestar serviços.

Tudo isso aumentou muito a concorrência entre os negócios, e as estratégias de marketing pela internet são totalmente focadas nas necessidades e sentimentos do público.

Ao considerar esses pontos, um fabricante de ribbon para impressora argox compreende que os consumidores estão com menos tempo para comprar.

Outros aspectos também são notados, como o fato de o consumidor estar acostumado com a agilidade da internet e que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre suas escolhas.

O marketing 4.0 também considera a variação emocional do consumidor, trabalha com estratégias multicanais, integra o marketing tradicional com o digital, promove interação acentuada entre marca e público e aumenta a capacidade de analisar dados.

Por fim, mas não menos importante, essa prática também reconhece a necessidade de investir cada vez mais em marketing mobile.

Como implementar

Para implementar o marketing 4.0 sem erros, é necessário levar alguns aspectos em conta. Dentre eles estão:

Considerar a experiência do usuário

Toda empresa que mantém o foco em atender as expectativas e necessidades dos consumidores trabalha com estratégias de marketing muito mais assertivas.

As pessoas têm acesso à informação de maneira simples e rápida, o que tornou o mercado muito mais concorrido, nesse contexto, um fabricante de troféu acrílico procura dar mais destaque aos usuários.

Se o negócio entende as necessidades e preferências de seu público, fica muito mais fácil aumentar as vendas. E o fato de acompanhar os clientes durante a jornada de compra facilita a fidelização.

Estar atento às novas tecnologias

Para que as estratégias de marketing sejam realmente eficientes, algumas ferramentas se tornam indispensáveis. 

Exemplos disso são softwares de inteligência emocional, armazenamento em nuvem e mensuração de dados.

Os recursos tecnológicos ajudam a realizar o trabalho de maneira mais assertiva, medir o sucesso das campanhas e alcançar os objetivos com mais facilidade.

Por isso, um fabricante de equipamentos de proteção individual deve sempre se atualizar sobre novas tecnologias e otimizar seus processos e operações de marketing.

Realizar testes

O marketing digital é mais eficiente porque se baseia na realização de testes constantes para avaliar os resultados. Isso ajuda a fazer novas descobertas e a apostar em abordagens diferentes.

A comunicação entre empresas e clientes muda constantemente, e nos dias de hoje, está muito mais dinâmica. 

Muitas ferramentas ajudam a descobrir quais estratégias de marketing funcionam ou não e o que precisa ser melhorado.

Um fabricante de adesivo transparente personalizado pode experimentar diferentes canais digitais e estratégias. E mesmo que as preferências dos clientes sirvam de base para as ações, é fundamental tentar coisas diferentes.

Procure conhecer estratégias novas, principalmente aquelas que conseguem unir o online e o offline, dessa forma, seu negócio aplica de maneira ampla todos os conceitos pertencentes ao marketing 4.0.

Conclusão

Sendo assim, fazer marketing pela internet é essencial para qualquer tipo de negócio, mas isso não descarta a necessidade de fazer um bom trabalho nos canais offline.

Prova disso é o marketing 4.0, que mesmo valorizando os recursos tecnológicos e as possibilidades trazidas por eles, fomenta a união entre as estratégias digitais e tradicionais, bem como os canais pertencentes a elas, como:

  • Redes Sociais;
  • Email;
  • Site;
  • Blog;
  • Ponto de venda.

Saber aplicá-lo é aproveitar todos os pontos de contato com os consumidores e posicionar a marca de maneira positiva e competitiva no segmento em que atua. 

Sendo assim, por meio das dicas que mostramos aqui, o processo será mais simples para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.