Marketing Digital: O que é, suas vantagens e ferramentas

O marketing digital surgiu na década de 90 como um termo para definir os primórdios da publicidade na internet. Na década seguinte, porém, o conceito ganhou força e novos recursos.

Nos dias atuais, o marketing digital é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e chegar mais perto de seus clientes ou consumidores, com base em previsões para os próximos anos.

Mas o que exatamente é marketing digital?

Em poucas palavras, podemos entender o marketing digital como uma série de atividades que as empresas realizam em um ambiente online com o objetivo de fortalecer sua imagem de marca, atrair novos clientes e construir relacionamentos.

A história do marketing digital

Se você nasceu nos anos 90, sabe que o cenário digital mudou muito até chegar ao patamar que temos hoje. A propósito, você se lembra de quando usou a internet pela primeira vez? Parecia moderno naquela época, não é? !

Pois bem, a partir do momento em que a empresa viu a grande oportunidade descoberta por milhões neste novo espaço virtual, o marketing também.

Isso mesmo: o marketing digital revolucionou a forma como as marcas divulgam seus produtos digitais e serviços – mas não vamos esquecer que, até recentemente, não era fácil ter internet em casa, muito menos na rua (porque não havia smartphones!) .

Principais Conceitos de Marketing Digital

Da mesma forma que toda profissão tem suas peculiaridades, o marketing digital é um universo com terminologia própria. Antes de iniciar este artigo, vamos explicar esses conceitos-chave.

Persona

Clientes potenciais são oportunidades de negócios. Eles são os contatos que deixam informações críticas por meio de sua estratégia de inbound marketing para que você possa identificar potenciais compradores e fornecer a eles informações relevantes até que estejam prontos para comprar.

Lead

Ao contrário das estratégias tradicionais, o marketing digital utiliza o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados em seus consumidores reais, representando seus compradores ideais. Assim, você pode criar ações mais direcionadas e direcionadas para as pessoas certas, economizando tempo e dinheiro.

CRM

CRM (Customer Relationship Management) é o software responsável por gerenciar de forma eficaz o relacionamento de uma empresa com seus clientes potenciais e atuais.

Dentre as muitas funções disponibilizadas por tais ferramentas, destacam-se: cadastro de clientes, cadastro de suas informações, preferências e último contato com sua empresa e posterior controle.

Landing Page

Landing Pages são páginas de captura de leads 100% focadas em conversões.

A ideia é que nessas páginas você forneça conteúdo ou material valioso e, em troca, os visitantes mais interessados ​​deixem suas informações de contato e assim se tornem potenciais clientes.

SEO

Search Engine Optimization. Essas medidas auxiliam para trazer melhora no potencial de classificação das páginas, ajudando também para que você consiga atender os pré-requisitos exigidos pelas plataformas de busca.

CTA

Um call-to-action, ou CTA, é uma chamada ou botão que faz o que o usuário deve fazer quando alguém abre a sua página. Dessa forma, ajuda a fluir o negócio para um funil de vendas.

Fluxo de Nutrição

Um fluxo de nutrientes é um processo de automação de marketing em que as ações do usuário são os gatilhos para um fluxo de mensagens, no geral enviadas por e-mail, com o objetivo de ajudar seus visitantes a completarem o funil de vendas.

Benefícios do Marketing Digital

Existem muitas vantagens do marketing digital, veja quais são elas:

Interação com o público-alvo

Ao apostar no marketing digital, a interação de uma marca com o seu público pode ser um dos seus diferenciais mais apelativos. Por meio dessa maior interação, você pode ganhar credibilidade e confiança, além de entender melhor seu público-alvo.

Alcance mais amplo

Através do marketing digital, uma empresa pode ganhar maior visibilidade e uma grande reputação em todo o Brasil e além. Você não precisa ser uma grande empresa para fazer isso, desde que consiga fornecer uma logística adequada aos clientes de todo o Brasil.

Posicionamento

Podemos dizer que o que diferencia o marketing digital e o marketing tradicional é a possibilidade de direcionar suas ações. Se na TV, rádio e jornais um único anúncio pode atingir diferentes públicos, o online pode promover ações específicas para cada grupo.

Fácil de medir

Investir em marketing digital também se tornou mais seguro, pois é mais fácil avaliar os resultados obtidos. Hoje, existem diferentes formas de mensurar resultados, incluindo entender quais ações tiveram mais ou menos impacto.