O certificado de um curso EAD é valido como o presencial?

Antes de saber se o certificado de um curso a distância tem a mesma validade que um curso presencial, vamos entender quais são as principais diferenças entre as duas modalidades de ensino.

O ensino presencial é a forma de ensino mais comum, onde o aluno precisa cumprir a carga horária do curso inteiramente na instituição física. Ou seja, quem dita a forma e horário de estudos é a própria unidade de ensino.

Por outro lado, fazer um supletivo a distância, faculdade EAD ou curso livre pela internet, permite mais liberdade para o estudante. Esse pode trabalhar durante o dia, por exemplo, e estudar à noite ou finais de semana, com aulas online gravadas.

Vantagens de um curso EAD

Diante da pandemia do Covid-19, muitas pessoas que tinham um certo preconceito com o ensino a distância perceberam que o sistema não é tão ruim assim. Além disso, traz grandes vantagens quando comparado ao presencial.

Encaixe na rotina: Uma das vantagens mais citadas sobre o ensino EAD é a possibilidade de encaixar o ensino na rotina existente.

Enquanto que no presencial, o aluno precisa se dirigir até o centro de ensino, que muitas vezes ficam em outra cidade. No EAD, esse estudante pode distribuir os estudos em horários mais tranquilos, inclusive finais de semana.

Mais em conta: Por exigir uma estrutura menor da instituição do ensino, os cursos a distância são mais baratos que os presenciais.

Certificado igual o presencial: Não existe diferença entre o certificado online e presencial. Quando você faz uma faculdade em uma instituição presencial, que também oferece o curso EAD, a certificação não diferencia os certificados.

Desvantagens do estudo a distância

Acima falamos sobre os benefícios de um curso EAD. Neste bloco, vamos destacar quais são as principais desvantagens dessa modalidade de ensino:

Demora na resposta das dúvidas: Enquanto nas aulas presenciais, os alunos podem ir tirando suas dúvidas no exato momento que elas aparecem. No EAD, dependendo da instituição, o estudante demora dias para obter uma resposta satisfatória.

Procrastinação nos estudos: Por não exigir um horário especifico para estudos, o nível de “enrolação nos estudos” é bem superior ao presencial.

Veja que falando sobre as vantagens e desvantagens de um curso online, nós automaticamente já apresentamos os pontos fortes e fracos do ensino normal, o presencial.

Validade do certificado EAD é mesma que o presencial?

É verdade que muitas empresas tem um certo preconceito quanto a certificação online. Isso acontece porque eles acreditam que os alunos que colocaram a mão na massa são mais capacitados que os que concluíram o curso pela internet.

No entanto, o certificado apresenta alguma diferença do recebido no curso presencial?

Se você estudou em um centro de ensino que também oferece aulas presenciais, como a FAG no Paraná, por exemplo, a certificação de conclusão será exatamente a mesma.

Por outro lado, se você optou ou optar por uma instituição que trabalha somente pela internet, mesmo que o seu certificado não apresente os dizeres “Online”, após uma simples pesquisa esse já será identificado como EAD.

Conclusão

Caso a sua preocupação maior seja sobre o certificado EAD ter um peso menor que o presencial, pode ficar tranquilo que os dois tem o mesmo valor.

Claro que algumas empresas vão preferir pessoas que fizeram um curso técnico ou faculdade presencial, por conta da experiência adquirida. No entanto, vagas em concursos públicos, por exemplo, funcionam de outra forma e totalmente válida para comprovar os estudos.

O mesmo vale para você que fez um supletivo de forma online e agora deseja ingressar em uma faculdade.

O Iquerocursos.com.br tem informações sobre os melhores cursos gratuitos para você garantir a sua vaga, incluindo cursos livres, cursos técnicos, dentre outras modalidades.