Como aprimorar os conhecimentos de seus funcionários

Além do treinamento de competências técnicas, é importante também desenvolver habilidades sociais da equipe.

Para que uma empresa possa manter o seu bem-estar e continue crescendo é indispensável ter atenção no aprimoramento contínuo das competências da sua equipe. Com o intuito de alcançar esse objetivo, é importante que o gestor ofereça oportunidades para que eles possam melhorar suas habilidades, promovendo o crescimento profissional de cada um deles.

Nesse caso, o caminho mais indicado é a realização de treinamentos corporativos para desenvolver a equipe. Mas outras estratégias também podem ser adotadas para obter um resultado ainda melhor. Conheça algumas delas abaixo.

Faça recrutamento por competências

Uma das formas de já estabelecer uma equipe mais qualificada é fazer com que o processo seletivo da empresa seja guiado pelas competências técnicas que o cargo demanda. Isso faz com que não aconteça a contratação de funcionários que não tenham os requisitos mínimos para exercer bem o cargo, o que criaria mais despesas institucionais com uma eventual saída dele.

Assim, além de exigir o currículo e os certificados dos candidatos, é interessante que o recrutador aplique testes (mesmo práticos) para medir o domínio dos profissionais. Isso dará mais garantias de que o candidato selecionado tem os requisitos necessários para acrescentar a sua empresa. 

Mapeie as competências da sua equipe

Outra recomendação antes de começar a investir no treinamento dos funcionários é conhecer quais são as habilidades e competências que a equipe já possui. Com este mapeamento, fica mais fácil identificar quais são os pontos fortes dos seus funcionários e quais são as lacunas de conhecimento existentes, e que devem ser melhoradas.

Dessa forma, o mapeamento auxilia ao listar quais são as competências técnicas que cada cargo requer e quais dessas o empregado já possui. Além disso, o mapeamento serve para esclarecer se o funcionário tem a formação na área que ele atua e se ele domina o software e as ferramentas utilizadas na empresa.

A partir desse levantamento, é possível criar um planejamento mais assertivo sobre como aprimorar as capacidades dos seus funcionários, focando nos pontos que precisam ser reforçados.

Crie planos de desenvolvimento individualizados

A partir do mapeamento, é fundamental desenvolver um plano de desenvolvimento de competências individuais. Afinal, cada funcionário terá pontos específicos que precisam ser trabalhados, sendo que esta atitude ainda é uma forma de demonstrar respeito ao colaborador, fazendo com que ele se sinta mais valorizado.

Esse planejamento deve levar em conta o que o cargo exige para ser bem desempenhado, quais são as metas traçadas pela empresa e quais são os objetivos profissionais do funcionário.

Invista em treinamentos contínuos

A chave para aprimorar a qualidade profissional dos seus funcionários é investir em treinamentos corporativos frequentemente. Essa frequência é importante, pois, caso aconteça apenas uma vez, só irá resolver questões pontuais, desperdiçando tempo e potencial da sua empresa sempre exercer um trabalho mais qualificado.

Além disso, existem ramos da sua empresa, como setor jurídico, T.I e marketing digital, que são mais dinâmicos e estão em constante mudança. Assim, a regularidade dos cursos permite que esses profissionais estejam sempre atualizados sobre as novas regras, técnicas e ferramentas que fazem parte da rotina de trabalho deles.

Aprimore também as habilidades sociais

Engana-se quem pensa que a única métrica que importa são as competências técnicas dos funcionários. No local de trabalho, as habilidades sociais dos colaboradores também são fundamentais, sendo que elas incluem habilidades de pensamento criativo, networking, resolução de conflitos, gerenciamento de tempo e trabalho em equipe.

Se necessário, é interessante contratar profissionais para sediar workshops e seminários sobre habilidades como comunicação e networking. Estas são habilidades que levam muito tempo para dominar e fortalecer, mas uma organização só tem a ganhar com este investimento, uma vez que qualquer empresa depende do relacionamento das pessoas para se manter e poder crescer.

Ofereça feedback regulares

Outro ponto-chave para medir como está o desenvolvimento da equipe é constantemente fornecer feedback para o trabalho deles. Fazer isso com regularidade e de forma construtiva é uma maneira não apenas de perceber como está essa evolução, como também de valorizar o esforço dos colaboradores.

Além disso, o feedback é um momento para discutir oportunidades e traçar planos para corrigir eventuais fraquezas, readequando o planejamento de crescimento do profissional.