O que são Personas e Como cria-las

As personas são importantes tanto para o marketing quanto para as vendas de produtos e serviços.

A construção correta da Persona Buyer pode ajudar a sua empresa a encontrar a melhor apresentação institucional, melhorar a maneira de se relacionar com seus clientes, e também desenvolver a comunicação com eles. 

Compreender a pessoa ideal de comprador é CRUCIAL para aumentar as vendas. E é igualmente importante ficar de olho no CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e em todo acompanhamento do cliente. 

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o que são as Personas Buyers e por que elas são tão importantes para o seu negócio! 

Veja também nosso artigo: 10 maneiras atraentes de adquirir novos clientes.

O que são Personas?

Uma personagem é um personagem fictício criado para descrever um grupo específico de clientes.

Ao entender seus clientes através das lentes de suas diferentes personalidades, você poderá desenvolver campanhas de publicidade relevantes que facilitarão o fechamento da venda.

Mas não se engane: as personas que você cria não são simplesmente descrições de seus compradores. Elas são as pessoas que você cria que retratam de forma realista e clara quem são seus clientes ideais. Incluindo seus gostos, preferências e modos de agir.

É importante ter diferentes personas, mesmo quando se trata do mesmo produto. Cada uma delas terá critérios diferentes para avaliar seu produto ou serviço. Isto tornará sua avaliação muito mais objetiva.

Como criar uma persona? 

Uma vez que você tenha identificado seu comprador, é hora de começar a criar um cliente individual para cada um deles.

Isto permitirá que você teste diferentes cópias e apelos de marketing em cada pessoa.

Também é uma boa ideia pensar em como suas diferentes personalidades de comprador podem responder às diferentes características do produto.

Pesquisas com clientes e também com seus leads

Uma das melhores maneiras de reunir informações sobre suas perspectivas é fazendo suas próprias pesquisas sobre seus próprios contatos.

Em seguida, você utiliza sua plataforma de CRM ou de automação de marketing para extrair as informações sobre esses clientes de seus arquivos.

Uma grande vantagem de pesquisar suas próprias informações de contato é que você as encontrará muito, muito mais facilmente para obter as estatísticas vitais que você precisa para criar personas de compradores convincentes.

Entrevistas com clientes, prospects e leads

Você também pode entrevistar seus clientes e potenciais clientes. Não apenas obtenha informações úteis, mas também pode melhorar o engajamento do cliente.

Não se preocupe se demorar um pouco de tempo e esforço para conseguir e manter boas respostas. 

O melhor é ter uma boa conversa e saber fazer as perguntas certas.

Conclusão

Toda estratégia comercial deve ser reforçada usando dados reais, e não palpites.

Ainda que sejam fictícios, as personas do comprador devem ser baseadas em seus clientes existentes.

Diferentes tipos de compradores têm diferentes necessidades e diferentes motivações. Saber que tipos de compradores você tem em sua base de clientes o ajudará a elaborar uma mensagem e uma solução mais eficaz para eles.

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