Por que os ingleses tomam chá com leite?

Tomar chá é um hábito muito comum nas regiões frias da Europa e o Reino Unido não poderia ficar de fora, mas eles se diferenciam dos demais países porque adoram tomar chá com leite. 

O chá faz parte da cultura britânica desde o século XVII, quando foi introduzido pela princesa portuguesa Catarina de Bragança e desde então, só ganhou mais força em toda a Europa.

Diz-se que a ideia de colocar leite na bebida foi devido ao fato de as peças de porcelanas serem muito frágeis, o que frequentemente sofria rachaduras devido ao calor excessivo do chá quente. Vejamos a seguir, quais são os melhores chás para tomar com leite.

Melhores chás para tomar com leite:

O chá que originou este costume da mistura com leite foi o chá preto. Por ser uma bebida forte, ele substituía facilmente o café, dava disposição e auxiliava na memória.

Porém, nos dias de hoje é muito comum misturar o leite em qualquer tipo de chá, pois há quem não goste de café ou prefira apenas uma bebida mais leve, principalmente para esquentar naqueles dias mais frios do inverno.

Assim como o café, o chá também era considerado uma bebida de luxo nos séculos passados e este privilégio foi apenas da corte mais abastada durante muito tempo.

O chá verde vem ganhando notoriedade ao longo dos últimos anos já que as pesquisas indicam que ele traz vários benefícios à saúde como a redução do colesterol e a diminuição do apetite.

O chá de hibisco também é muito popular entre as pessoas que desejam mais qualidade de vida, pois ele acelera o metabolismo e diminui o apetite. Quem deseja emagrecer, geralmente tem este chá associado à sua dieta.

Maiores consumidores de chá no mundo:

Em 2016, um estudo mostrou que o chá era a bebida mais consumida no mundo. Isso se deve ao fato de a China e a Índia serem os países mais populosos do globo e liderarem este ranking.

Em seguida, temos o Sri Lanka, a Turquia, o Marrocos, o Reino Unido e o Paquistão como grandes consumidores desta bebida. E no Brasil, o consumo de chás cresceu acima da média.

O chá é democrático, geralmente não tem contraindicações e até os bebês recém-nascidos acabam tendo contato com essa bebida desde cedo.

O chá de camomila é digestivo e tem um grande efeito relaxante, o que faz a sua procura ser muito grande para pessoas ansiosas ou estressadas.

O chá de hortelã também é um dos mais consumidos no Brasil por trazer um frescor e, ao mesmo tempo, facilitar a digestão. Pode ser bebido quente ou gelado.

O chá preto perdeu muito do seu espaço para o café. Ele também concentra doses bem consideráveis de cafeína e é uma bebida forte mas que, combinada com leite ou especiarias, fica muito bom.

Cuidado com o excesso de cafeína:

Atualmente, na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam optando por tomar café, já que ele sempre está disponível, seja numa repartição pública, na empresa, no escritório ou em casa.

Mas o café em excesso também não é indicado para a saúde. Então, se você precisa de uma bebida saborizada para facilitar a ingestão de líquidos ao longo do dia, procure intercalar entre as diversas opções de chás ou com cafés mais suaves. Também existe a opção do café descafeinado, que não perde o seu sabor e facilita muito a sua vida, pois não te deixa agitado e não atrapalha o sono durante a noite.

Se você anda tendo palpitações, tremedeiras ou irritabilidade extrema, preste atenção no que você anda consumindo. O problema pode estar na quantidade exagerada de xícaras de chá preto ou de café.