Quais são os exames mais indicados para acompanhar a sua saúde?

Estar atento aos cuidados básicos, é uma das principais responsabilidades dos seres humanos. Um desses cuidados, por exemplo, diz respeito a nossa saúde, tanto física, quanto mental.

No caso da saúde física, hoje em dia existem diversos tipos de dietas e produtos que auxiliam no emagrecimento ou, até mesmo no ganho de peso. No entanto, no que diz respeito à saúde mental, hoje em dia existem diversos profissionais especializados na área, que com certeza te ajudarão da melhor forma. 

Porém, o grande problema pode ser percebido à medida que as pessoas acabam deixando de lado a importância da realização de exames. O que acontece, na verdade, é que são os exames que dirão como anda a sua saúde, ou seja, sem exame você não consegue controlar determinados tipos de problemas. 

É claro que para que esses exames aconteçam, é necessário um acompanhamento médico, como, por exemplo, um clínico geral, no entanto, para que você consiga se organizar melhor com seus exames para ter a certeza de que sua saúde anda bem, separamos neste artigo os principais exames mais indicados para que você consiga acompanhar a sua saúde. Continue a leitura e confira. 

O que são os exames médicos?

Os exames médicos correspondem aos exames básicos solicitados a um paciente, independente da idade, que tem como objetivo verificar se está tudo bem com a saúde. Após serem realizados, os exames médicos devem passar por uma análise, de preferência pelo médico que os solicitou. 

Em caso de alguma resposta negativa alcançada no exame, o seu médico irá lhe encaminhar para um determinado tipo de tratamento, o qual deverá ser levado ao pé da letra, para que a saúde pare de apresentar anomalias. 

Exemplos de exames:

  • Exames cardiológicos: eletrocardiograma, MAPA, ecocardiograma, etc;
  • Exames radiológicos: raio-x, ressonância, mamografia, tomografia, etc;
  • Exames pneumológicos;
  • Exames neurológicos: eletroencefalograma, mapeamento cerebral, etc.

Quem é o responsável por interpretar o exame médico?

O ideal é que o médico especialista na área analise e interprete o seu exame médico, para que, mediante isso, lhe recomende o tratamento ideal. Isso quer dizer que, se você fez um exame de coração, por exemplo, o médico que deverá analisar seu exame é um cardiologista.

Importância dos exames médicos 

Como já mencionado anteriormente, o exame médico é importante para identificar se existe algum tipo de anomalia na sua saúde, como, por exemplo, alteração nos níveis de diabetes, colesterol, triglicérides, dentre outras.

Além disso, o exame médico pode ser importante para que pessoas que já sofrem com algum tipo de alteração na saúde, possam fazer o acompanhamento. 

Principais exames médicos

Apesar de todo exame ser considerado importante, existem alguns que devem estar sempre em dia, e que além de interferirem na saúde interna, podem ser os responsáveis por identificarem algum tipo de problema na saúde física.

Vale ressaltar, ainda, que para que os exames aconteçam, você precisa de um pedido médico ou, caso prefira, você pode ir até um laboratório e solicitar o exame. No entanto, vale ressaltar que é importante ter o acompanhamento médico para que o mesmo possa avaliar o resultado e te recomendar um tratamento. 

Confira a seguir, uma lista com os principais exames que devem ser realizados para que você consiga acompanhar sua saúde e garantir seguro de vida

Hemograma

O primeiro e mais importante dos exames que tem sempre que estar em dia é o hemograma, que nada mais é do que a coleta de sangue. O hemograma tem como objetivo analisar as informações específicas sobre os tipos e as quantidades dos componentes do sangue, como, por exemplo, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Colesterol e triglicérides

Dois outros exames que são extremamente indicados e importantes para o controle da saúde são o de colesterol e triglicérides. São exames responsáveis por medir os níveis de gordura no sangue, a qual pode ocasionar o entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto, por exemplo. 

Ácido úrico

O exame de ácido úrico também é bastante indicado para que a saúde possa ser acompanhada. Isso porque, os cristais do ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins, causando algumas doenças, como, por exemplo, gota, cálculos renais, e até mesmo insuficiência cardíaca. 

Além disso, vale destacar que, geralmente, a elevação do ácido úrico é associada à hipertensão arterial e aos problemas vasculares. 

Exame de urina

O exame de urina, apesar de ser esquecido por diversas pessoas, é um exame considerado muito importante. É o exame responsável por analisar as células e as bactérias que podem estar presentes na urina, e que podem causar determinados tipos de doenças e infecções. 

Além desses que mencionamos, existem diversos outros exames que são importantes de serem realizados, e que podem fazer a diferença na prevenção da saúde. 

Pensando nisso, não deixe de consultar um médico e pedir para que ele faça um pedido de exame de checagem. Assim, além de descobrir se sua saúde está em dia, você terá a oportunidade de realizar um tratamento eficaz.