Saiba como aderir a tendência do home office híbrido no seu negócio

O mercado de trabalho tem enfrentado certos desafios nos últimos meses e, compreender novas modalidades de trabalho, foi um deles. Inicialmente, em função da pandemia da Covid-19, houve uma migração em massa para o trabalho remoto em razão dos riscos que o trabalho presencial apresentava para a saúde de todos.

Atualmente passamos por flexibilizações e redução nas restrições, entretanto muitos gestores mantêm ativo o debate sobre novos modelos de trabalho. Logo, muitas empresas perceberam os impactos positivos que o home office teve sobre seus negócios.

Na busca para aliar as expectativas dos trabalhadores e das organizações, soluções de trabalho híbrido estão sendo adotadas por diversas empresas. Nessa modalidade o funcionário comparece na sede da empresa em dias específicos e nos demais realiza o trabalho de onde considerar mais conveniente. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

VANTAGENS DO HOME OFFICE HÍBRIDO

Ter menos pessoas simultaneamente na sede da empresa representa uma redução nos custos fixos como energia elétrica, diminuição dos gastos com insumos de escritório e pode significar inclusive redução em áreas mais expressivas como manutenção da sede em si, portanto, uma empresa que atua com a venda e distribuição de bisnaga de plástico, por exemplo, pode se mudar para uma sede menor sem impactos na operação.

Há uma relação entre bem-estar da equipe e produtividade, portanto, atender uma demanda importante como oferecer a modalidade de trabalho híbrido diferentemente do que muitos acreditavam, pode resultar em um aumento da produtividade.

COMO IMPLEMENTAR O HOME OFFICE HÍBRIDO NA SUA EMPRESA

Muitas empresas precisaram fazer a migração do presencial para o home office de uma hora para outra e não houve tempo para um planejamento adequado. Por essa razão, agora pode ser o momento de realmente estruturar um modelo de trabalho que se adeque à realidade do seu negócio.

Primeiramente é importante identificar quais áreas são possíveis de executar suas tarefas remotamente. Em uma empresa de demolição controlada, por exemplo, claramente haverão setores que poderão adotar esse sistema e outros que não. Haverá uma demanda extra para que o setor de recursos humanos, juntamente com os gestores de área identifiquem não só as atividades mas também os perfis dos colaboradores.

É importante que haja um alinhamento de objetivos para que toda a equipe esteja ciente das mudanças propostas e quais são os objetivos da empresa. Além disso, comunicar claramente o papel dos indivíduos fortalecerá o senso de responsabilidade com a mudança. Deve-se estabelecer um plano de ação claro, com definições de investimento, prazos e métricas de avaliação e acompanhamento.

A criação de políticas e regras irá estabelecer como o trabalho híbrido deve acontecer na prática, para que funcione corretamente, deve haver clareza do que pode ou não e as expectativas da empresa. 

Permitir e incentivar a autogestão é uma ferramenta valiosa, se a equipe estiver de fato alinhada, metas e prazos serão alcançados pois cada um conhece e se compromete com suas responsabilidades.

Adotar ferramentas de tecnologia também é fundamental para melhorar a gestão de um negócio que utiliza o home office híbrido. Armazenamento em nuvem e sistemas adequados irão manter a comunicação ativa e facilitar o acesso às informações, como através da emissão de um relatório de vendas de chave de nível que pode ser feito em alguns instantes sem depender da coleta manual de dados.

O surgimento da pandemia fez com que muitas empresas precisassem agir rapidamente, não dando espaço para o planejamento, mas agora em um novo momento e adaptando as estruturas e operação corretamente empresa e funcionários podem usufruir dos benefícios de um novo modelo de trabalho.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.