Você sabe a importância do e-mail marketing para o seu negócio?

Entre todos os elementos que compõem o sucesso de uma empresa, podemos elencar o marketing como um dos principais.

Afinal, ele é uma maneira estruturada de fazer com que o seu negócio se torne mais conhecido e ofereça mais resultados.

Mas para que o marketing seja efetivo, você precisa conhecer cada uma das ferramentas que ele oferece, de modo a utilizá-las apropriadamente dentro da sua empresa.

Este artigo traz como tema principal a importância do e-mail marketing, sendo ele um dos principais responsáveis por promover a sua marca e garantir cada vez mais clientes para o seu negócio.

Conhecer a importância e as técnicas que o e-mail marketing pode possuir é fundamental para que você aproveite a estratégia com eficiência, conseguindo dados positivos.

Para isso, vamos começar definindo o conceito, tornando muito mais clara toda a abordagem do tema.

O que é o e-mail marketing?

A internet trouxe uma série de possibilidades para as pessoas e para as empresas que desejam crescer e ampliar o seu atendimento.

Hoje, você encontra funções e atividades que podem facilitar a sua vida de uma maneira bastante interessante, diminuindo a necessidade de sair de casa para resolver coisas bem simples.

Caso você precise comparar o preço de um grampeador para madeira, por exemplo, já não é preciso comparecer presencialmente em diferentes lojas e pedir orçamentos.

Atualmente, é muito mais fácil, você faz tudo direto da sua casa, entra na internet e navega por diversas páginas, até encontrar o modelo que melhor se encaixa no seu planejamento. A melhor parte, é que a entrega também é na sua residência.

Mas, muitas vezes, você não precisa ir atrás de um determinado produto que você está procurando. Ele aparece para você de uma maneira simples: por meio da sua caixa de entrada de e-mails.

Isso só é possível graças às ações de e-mail marketing, promovidas por empresas que levam em consideração pontos como a disponibilização de conteúdos de qualidade e os interesses dos seus clientes.

Anteriormente, era muito comum que chegasse para você alguns e-mails sobre assuntos aleatórios, oferecendo uma série de produtos e serviços.  

Mas, hoje, o e-mail marketing é bastante assertivo, de modo que você recebe conteúdos que sejam do seu interesse e, caso eles não sejam, pode facilmente sair daquela lista de leads.

Por exemplo, uma empresa de monitoramento de alarmes SP, assim como outras de vários segmentos, possui uma listagem de contatos que, de alguma forma, manifestaram interesse em conhecer os seus serviços.

Assim, podemos dizer que o e-mail marketing é uma ação que traz até você informações importantes sobre vários temas, assim como promoções, descontos e comunicados, criando uma ponte de contato muito mais próxima entre a empresa e o cliente.

Os tipos de e-mail marketing que uma empresa pode enviar

O e-mail marketing possui diversas finalidades e, com isso, diferentes tipos.

Isso, porque uma empresa de instalação de hidrantes, assim como um estabelecimento de vendas de artigos domésticos, pode possuir objetivos variados dentro de uma campanha de marketing.

Elas podem servir para tornar conhecida uma promoção, oferecer descontos para um determinado produto ou informar sobre a abertura de uma nova unidade, por exemplo.

Por isso, entre os principais tipos de e-mail marketing, estão:

  • Envio de newsletters;
  • Contato de boas-vindas;
  • Conteúdos sazonais;
  • Envio de promoções;
  • Retomada de contatos inativos;
  • Entre outros.

O envio de newsletters é um dos formatos mais comuns do e-mail marketing. Certamente, se você entrar agora na sua caixa de e-mails, pode verificar um deles lá.

Eles trazem novidades sobre uma empresa, que podem ser de grande importância para alguns clientes, assim como assuntos que interessem ao público-alvo de maneira geral, de modo que esse contato pode resultar em vendas ou mesmo servir para nutrir seus leads.

Outra possibilidade do e-mail marketing é enviar as boas-vindas para os seus clientes. Isso pode ser feito quando um lead se inscrever para receber o contato de uma empresa de portaria virtual periodicamente, ou mesmo após um cadastro de compra em um site.

Nesse tipo de e-mail, o estabelecimento, normalmente, agradece o interesse daquela pessoa e se propõe a oferecer conteúdos relevantes e atrativos, para que o leitor esteja sempre informado sobre as novidades daquele segmento.

Já no tipo sazonal, o envio de e-mails marketing visa uma estratégia de presença na rotina do seu público, ou seja, aproveita que surgiu uma data comemorativa para enviar felicitações e fazer com que o destinatário tenha um contato breve com a marca.

O envio de promoções por e-mail também entra como um dos formatos mais praticados pelas empresas. Isso, porque elas tem o objetivo de aumentar as vendas ou o faturamento, que pode ser uma necessidade da empresa em termos de orçamento.

Assim, uma loja de equipamentos para construção civil pode oferecer descontos atrativos, para que seus leitores consigam encontrar um compactador de solo aluguel ou mesmo para compra, de acordo com a necessidade do cliente.

Além disso, o e-mail marketing pode ser uma excelente maneira de retomar contatos inativos. De acordo com a sua base de leads, você pode utilizar essa estratégia para que os interessados no seu negócio possam enfim concretizar alguma ação com a sua empresa.

Nesse caso, pode ser que uma contratação de serviços para a instalação de sistema de incêndio que não foi feita anteriormente possa ser fechada agora, aumentando os seus resultados graças ao e-mail marketing.

Por isso, você pode optar pelos diferentes tipos de e-mail de acordo com o momento da sua empresa, seja ele de expansão, de vendas ou de alimentação de leads, tornando o seu negócio mais presente na vida do seu público.

E-mail marketing: a importância dessa estratégia

Depois de abordarmos o conceito do e-mail marketing e os seus principais tipos, podemos agora entender melhor sobre a sua importância.

Pode ser que, buscando material para solda, um interessado tenha entrado no seu site, realizado uma pesquisa, inserido o e-mail de contato dele para receber novidades, mas antes de sair da página ele não tenha realizado uma compra.

De acordo com a movimentação do usuário dentro da sua página, você pode identificar os produtos que ele estava consultando e, com isso, pode utilizar o e-mail marketing como uma maneira de realizar o remarketing.

O remarketing é uma forma interessante de retomar o contato com o consumidor, oferecendo aquilo que ele precisa de modo mais direcionado. 

Isso quer dizer que será feito um diálogo rápido com o cliente, para que ele retorne à sua página.

Por isso, o e-mail marketing é de grande importância para o seu negócio, pois ele permite que você se relacione com seu público de maneira ampla, em momentos variados e por diferentes motivos.

Alimentação de leads

A importância do e-mail marketing também vai no sentido de alimentar os seus leads para que eles possam ser conduzidos até a conclusão da compra.

Quem está buscando por um sistema de detecção e alarme de incêndio, por exemplo, pode passar por um processo longo até adquirir o produto.

Isso, porque o interessado vai consultar modelos, pesquisar opiniões, organizar o orçamento, e só então vai efetuar a compra e agendar uma instalação.

Por isso, o e-mail marketing é um dos meios mais eficientes de alimentar os seus leads, ajudando-os a passar por todo a jornada de aquisição de modo mais direcionado.

Até mesmo, porque quando um lead chega na sua base de contatos, ele pode estar em uma etapa bastante inicial, assim como também há aqueles que já definiram todos os pontos para o seu pedido e precisam do produto com certa urgência.

Então, manter essa ponte de relacionamento mais próxima, oferecendo suporte e direcionamento, pode ser a melhor maneira de aumentar os seus resultados.

O e-mail marketing dentro do seu negócio

Entender o papel do e-mail marketing dentro de um negócio é o ponto de partida para começar a utilizá-lo.

Conforme abordamos neste artigo, a capacidade dessa ferramenta ampliar o seu contato com o público-alvo da sua empresa é enorme, principalmente, quando ela é utilizada dentro de diferentes estratégias.

Isso, porque um negócio  pode (e deve) manter os seus consumidores informados sobre várias ações do estabelecimento, seja para comunicar alterações ou para promover as novidades do catálogo.

Essa atitude faz com que cada vez mais pessoas possam desfrutar de uma empresa comprometida com o seu público, que não busca apenas o lucro nas suas vendas, mas sim a fidelização e a satisfação dos seus clientes.

Nesse sentido, o e-mail marketing se torna uma das ferramentas mais assertivas do seu negócio, valorizando a sua marca e priorizando o relacionamento com as pessoas.

Desse modo, é possível desbravar novos horizontes contando com a interação do público por meio de técnicas funcionais, como é o caso do e-mail marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.