Webnamoro: cuidados para ter antes de se encontrar pessoalmente com o amado

Fique atento aos sinais e busque marcar o encontro em um local público.

A tecnologia encurta as distâncias e permite que as pessoas se relacionem de forma cada vez mais próxima, mesmo separadas por milhares de quilômetros. Da mesma forma que isso contribui muito com as relações humanas, pode acabar sendo também um pretexto para golpes e para outros tipos de problemas.

Apesar de a internet facilitar a vida das pessoas que se amam, principalmente quando se trata de um webnamoro, nada substitui a presença, o abraço e o olhar nos olhos ao vivo. Por isso, muita gente não pensa duas vezes antes de comprar uma passagem e de ir ao encontro do ser amado. 

Com o intuito de que a experiência seja segura e saudável, é preciso tomar alguns cuidados primordiais na hora de encontrar a pessoa pela primeira vez. Confira algumas dicas preciosas para estar atento na hora de se envolver virtualmente com alguém:

Jamais forneça dados pessoais ou empréstimos

Por mais que você confie na relação que tem com a pessoa, o fato de ela ser estritamente virtual facilita muito a aplicação de crimes. Muitos golpistas se empenham na relação com alguém justamente para criar uma conexão e para passar uma sensação de segurança, justamente a fim de, depois, sutilmente, arrancar informações, como dados de cartão de crédito. Fique atento a pedidos inusitados de dados ou de empréstimos de cartão. 

Pesquise muito sobre a pessoa e sobre a vida dela

Está tudo bem stalkear a vida da pessoa ao ter um webnamoro com ela. Afinal, é essencial saber a maior quantidade de informações possíveis para ter certeza de que ela está dizendo a verdade e para perceber se ela não entra em contradição em algum momento. Nesse caso, informação é poder: quanto mais você souber, mais base terá para discernir se o amado (ou amada) está sendo sincero com você ou não.

Cuidado com pessoas que escondem outros relacionamentos

Nem só de roubo de dinheiro ou de informações são feitos os golpes na internet. Muitas vezes, o que a pessoa esconde pode ser, na verdade, toda uma vida com outra pessoa, seja uma namorada, uma noiva ou uma esposa, um namorado, um marido, um noivo, enfim. O fato de o webnamoro ser a distância pode contribuir para que você seja enganado por alguém que leva uma vida dupla. Desconfie se a vida daquele com quem você está se relacionando parecer sempre muito privada e se você nunca conheceu, mesmo que virtualmente, ninguém do círculo de amizades ou da família dele. 

Tenha extrema cautela quando for encontrar alguém pela primeira vez

Mesmo se você confia na pessoa com quem está se relacionando, nunca teve motivos para desconfiar de golpes, de mentiras ou de qualquer atitude mal-intencionada e tem certeza de que é o momento de conhecê-la ao vivo, os cuidados continuam sendo indispensáveis! Antes de mais nada, deixe alguém ciente do seu encontro: onde e quando você vai estar com a pessoa e, de preferência, marque o primeiro momento em um local público. É importante que você possa construir sua primeira impressão em um lugar seguro. E lembre-se, se você sentir qualquer tipo de insegurança, de receio ou de desconforto, não vá a um lugar privado e não hesite em pedir ajuda se for necessário. 

Já ouviu falar em catfish?

E aí, conhece o termo? Catfish significa “gato-peixe” na tradução literal do inglês para o português. O termo é utilizado para descrever as situações em que uma pessoa se passa por outra ou cria uma nova identidade do zero para enganar alguém na internet, com fotos, montagens, histórias e dados fictícios. Muitos acabam se envolvendo e se relacionando, às vezes até durante anos, com alguém que não é quem diz ser. Fique sempre muito alerta!