Conheça os principais equipamentos que tratam do ar da sua casa

Veja aparelhos que podem melhorar o ar da sua casa e trazer mais saúde para a sua família.

O Brasil é um país de temperaturas diversas, fazendo com que muitas casas tenham um ar que faz mais mal do que bem para a nossa saúde. Seja pelas altas ou baixas temperaturas, ou até mesmo pelo excesso de umidade, ou do tempo extremamente seco.

O bom é que existem equipamentos para tratar desses problemas. O mais interessante é adquiri-los em uma promoção de aparelhos de refrigeração, muito comum na Black Friday, por exemplo. Quer conhecer os principais? Basta continuar a leitura abaixo!

Ventilador

Com o isolamento adequado, o calor não escapa de sua casa no inverno nem entra no interior durante o verão. Mas se sua casa for muito hermeticamente fechada, ela não permitirá que o ar externo seja suficiente e a qualidade do ar interno poderá ser prejudicada. Usar um ventilador garante que você sempre tenha uma troca de ar adequada.

Um ventilador traz o ar externo para dentro de sua casa e expele o ar que não possui circulação suficiente. Você pode encontrar dois tipos de ventiladores disponíveis: ventiladores de recuperação de energia e de calor.

Ambos os tipos trocam o ar de forma eficiente e trabalham para manter uma temperatura confortável em sua casa. Um ventilador de recuperação de energia também troca o vapor de água para manter a umidade da sua casa.

Sistema de Filtro de Ar

Partículas transportadas pelo ar, como poeira, pólen e pêlos de animais domésticos, podem desencadear alergias e irritar os sintomas de familiares que sofrem de asma e outros problemas respiratórios. Para melhorar a qualidade do ar interno da sua casa, use um filtro de ar central ou portátil.

As unidades de filtro de ar têm diferentes recursos de filtragem, portanto, certifique-se de escolher o dispositivo de filtragem certo para você. O valor mínimo de relatório de eficiência (MERV) de um filtro indica quão completamente o filtro pode reter partículas transportadas pelo ar.

Quanto mais alta for a classificação MERV, menores serão as partículas que o filtro pode capturar.

Uma unidade que usa um filtro plano ou de painel pode reter partículas grandes e geralmente é classificada como MERV de um a quatro. Um filtro pregueado captura partículas grandes e médias e tem um MERV entre cinco e 13. Filtros de alta eficiência têm uma classificação MERV de 14 a 16.

Sistema Purificador de Ar

Uma unidade purificadora de ar retém os poluentes e evita que circulem pela sua casa, eliminando-os. Esse sistema pode proteger sua casa não apenas de partículas como pólen e pêlos de animais, mas também de germes, que causam resfriado comum ou gripe.

Usando a eletricidade, um purificador de ar elimina germes e bactérias prejudiciais assim que ficam presos no filtro da unidade. A eletricidade danifica a parede celular do patógeno aprisionado, torna-o inativo e mata o contaminante.

Desumidificador

É importante manter a umidade adequada em sua casa. Muita umidade no ar torna a casa abafada e desconfortável e também pode agravar problemas respiratórios. Se sua casa for muito úmida, isso incentivará o crescimento de fungos, o que pode deixar sua família doente.

O nível de umidade ideal em sua casa, segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA), está entre 30 e 50 por cento. Os níveis adequados de umidade contribuem para uma qualidade do ar interior confortável e evitam problemas respiratórios e danos à sua casa.

Escolha entre um desumidificador instalado como unidade central ou para toda a casa ou um desumidificador portátil que pode ser usado nas áreas de sua casa onde você mais precisa.