Os desafios do empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital vem sendo uma opção cada vez maior para as pessoas que já tem uma empresa, ou que estão iniciando uma e precisam de um espaço para expor produtos e serviços.

A presença de uma empresa dentro da web é fundamental por diversos motivos como, por exemplo:

  • Exposição de marca gratuita;
  • Interatividade com eventuais consumidores;
  • Ganho de engajamento;
  • Oportunidade de investimento em propaganda para público-alvo;
  • Entre outros.

No entanto, esse caminho contém uma série de desafios e foi por isso que produzimos esse artigo. Aqui você vai se auto municiar do que é necessário estar preparado e com isso, encontrar as melhores soluções para alavancar sua empresa para um novo patamar. Gostou do assunto? Então siga conosco e confira.

A exposição de marca no empreendedorismo digital

No Brasil e no mundo, milhares de pessoas estão conectadas a rede de internet, mas um novo empreendedor precisa saber antecipadamente, que nem todos os usuários da web são seus consumidores. Logo, um empreendedor que investe na fabricação de elevador de carga, por exemplo, tem um público ainda mais segmentado.

Mas isso seria um motivo para abdicar do empreendedorismo digital? Não. Mesmo que seu cliente seja de um segmento específico, ou mesmo que seja uma outra empresa, a presença online precisa ser constante, pois o seu cliente também está na web em forma de pessoa física.

No entanto, aqui vale ressaltar a diferença da exposição de marca e a exposição de produtos. Existem empresas que trabalham com a venda de serviços e outras que trabalham como produtos, como venda de compressor parafuso, por exemplo.

No entanto, ambos podem ser caracterizados como serviços e é nesse ponto que o empreendedor digital precisa se focar.

Investir em uma plataforma online

Outro grande desafio é criar uma loja virtual, site e rede social, sendo que elas precisam conversar entre si. Esse é um processo trabalhoso, que requer força de vontade e alguns casos, auxílios de profissionais de web designer.

Na hora de escolher a plataforma, é preciso se atentar sobre suas características e se ela vai conversar adequadamente com os dispositivos móveis. Em outras palavras, se você vai expor uma manta asfáltica para telhado em seu site de vendas, por exemplo, essa plataforma tem que ser responsiva (adaptada para resolução dos smartphones e pcs).

Isso deve diminuir consideravelmente as desistências do cliente pouco antes de efetuar a venda e o site passará a ter mais credibilidade, tanto para o navegante, quanto para o Google, que vai alocar ele nos primeiros resultados de pesquisa sobre o produto anunciado.

O desafio de atingir o público-alvo

Atingir o público-alvo é fundamental para que uma empresa ganhe relevância dentro da web. Para isso, é indicado que se invista em blogs, redes sociais e na produção massiva de conteúdo utilizando algoritmos e palavras-chave.

O empreendedor digital precisa fazer com que os mecanismos de busca condicionem esse público-alvo até o site e uma outra opção plausível é procurar os grupos de interesse sobre o produto ou serviço comercializado, e com isso, apresentar a loja virtual nesse ambiente.

Seguindo esses passos, o empreendedor tende a ultrapassar uma série de desafios e levando sua empresa para um novo patamar. Esperamos que essas dicas sejam importantes, e se gostou do nosso conteúdo nos siga para receber mais artigos desse assunto.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.