Tomboy Style: veja como aderir

Quem adora ficar por dentro das novidades do mundo da moda precisa conhecer o estilo tomboy. Confira por que ele se tornou uma tendência e como montar os melhores looks.

As discussões sobre os papéis sociais definidos para cada gênero impactaram fortemente diferentes áreas, desde as universidades até o mundo dos esportes, negócios e moda.

Nos últimos anos, a chamada moda andrógina voltou com tudo para as passarelas e vitrines. Caracterizada por não ter um gênero pré-definido e poder ser usada tanto por mulheres quanto por homens, essa moda conquista cada vez mais adeptos por seus looks super estilosos, inovadores e muitas vezes minimalistas.

Um exemplo disso é o estilo tomboy, marcado por peças como uma boa calça jeans, camisas, calças de alfaiataria e blazers. Além de ser extremamente confortável e super estiloso para situações mais casuais, esse estilo é versátil e permite a combinação de diversas peças. Confira mais a seguir!

Origem

A androginia que marca o estilo tomboy surgiu na década de 40, a partir da Segunda Guerra Mundial. Enquanto homens de diferentes países estavam nas trincheiras que marcaram o conflito, as mulheres brancas da classe média precisaram entrar no mercado de trabalho.

Esse processo as fez abandonar as saias longas e os sapatos de salto no cotidiano e aderir a roupas mais práticas e confortáveis, que lhes permitissem ter um melhor rendimento no trabalho. A partir dessa mudança, macacões, camisas e calças mais largas deixaram de ser restritos ao guarda-roupa masculino. Na década de 60, nasceram os primeiros smokings femininos graças a marcas consolidadas no mundo da moda.

Tendência

Como uma tendência da moda, o estilo tomboy é extremamente inovador e permite a criação de looks descontraídos e despojados. Hoje, esse estilo está presente em diferentes contextos, desde as universidades até o mercado de trabalho e as passarelas.

As mulheres que aderem ao estilo tomboy podem misturar elementos mais comumente usados por ambos os gêneros. Assim, um tênis sem cadarço pode cair muito bem com um shorts jeans mais básico.

Quem gosta de looks mais elegantes, pode apostar em blazer, calça jeans e um acessório mais descolado como boinas, toucas, gravata e coletes. Para finalizar, uma boa alternativa é optar por um mocassim.

O espírito do tomboy é brincar com as peças que se tem, inovando sem deixar o estilo de lado. A ideia é aproveitar o armário ao máximo e criar o maior número de possibilidades, sempre respeitando o conforto do próprio corpo e as preferências de cada um.

Looks

Uma opção de look no estilo tomboy é combinar uma camisa fechada até o último botão e calça de cintura alta. Além de estiloso, esse look é leve, sendo ótimo para quem gosta de uma pegada nerd que fuja do comum. O mais comum é apostar em cores neutras como cinza, bege e branco, mas é possível inserir alguns detalhes ou peças com outras cores para inovar.

Quem gosta de looks bem humorados, o estilo tomboy traz estampas inusitadas como de insetos, além de listras em cores como o verde e o azul. Se você gosta de marcar a cintura, vale usar laços para dar um toque inovador que quebra as expectativas do resto da combinação.

O macacão é uma das principais peças no estilo tomboy. Por isso, investir nele não dá margem para erro. Além de prático, é confortável e combina com tudo! Um macacão preto nunca sai de moda e fica super estiloso quando vem acompanhado de uma jaqueta parka em outra cor para sair da monotonia, como o azul, o verde e até o vermelho.

Outro item queridinho desse estilo são as gravatas. Diferentemente do senso comum que associa essa peça a festas formais e trajes sociais, esse item pode ser combinado com uma camisa branca feminina e uma calça destroyed, de corte reto.

O estilo tomboy é ousado, adora quebrar regras e expectativas. Para quem adora manter o estilo e prioriza o conforto, ele veio para ficar!