Desenvolvimento de pessoas: o que é e seus tipos

Desenvolvimento de pessoas: o que é e seus tipos

O desenvolvimento de pessoas é um processo que exige disposição dos colaboradores e seus líderes, o que traz benéfico para ambos.

Apoiado no pilar da melhoria contínua, este processo tem o poder de aumentar a produtividade através do desenvolvimento de novas soluções de aumento e forma de trabalhar.

Também promove uma carreira em qualquer área disciplinar, visto que um profissional que deseja expandir continuamente seus conhecimentos tem mais oportunidades de crescimento.

E você, Interessado em desenvolvimento de recursos humanos? Gostaria de saber como esta ferramenta funciona e como você pode usá-la nas organizações?

Afinal, o que é desenvolver pessoas dentro de recursos humanos?

O Desenvolvimento de pessoas no setor de RH é um processo de longo prazo e de preparação, aprendizagem e melhoria com resultados bons em um processo contínuo.

Melhorando as competências técnicas e comportamentais, os colaboradores e as empresas constroem conhecimentos mais fortes que tendem a durar mais.

 Tudo isso serve para melhorar os resultados do trabalho, aumentar a motivação, o comprometimento e, por fim, os lucros da empresa. 

O investimento em desenvolvimento de pessoas valoriza seu capital humano porque o conhecimento é seu ativo mais valioso.

Imagine uma central telefônica, uma daquelas com centenas de funcionários reunidos em uma grande sala, com fones de ouvido e metas pouco viáveis.

Neste ambiente, não há incentivos para o crescimento dos funcionários, mas alguns deles fazem cursos de aprimoramento para trabalhar com o sucesso do cliente no futuro.

O sucesso do cliente é um conceito que vai além do simples serviço e tem como objetivo ajudar e fidelizar o cliente.

Dadas as limitações neste local, o grupo provavelmente abandonará o emprego assim que encontrar sua primeira oportunidade de carreira, concorda?

Em breve encontrarão vagas com mais benefícios e saem do call center, que passa a arcar com os custos de recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários.

Depois de deixar a empresa, o grupo adquire conhecimento dos clientes sobre como o negócio, a empresa, o sistema e quais formatos são melhores para lidar, por exemplo, B. um cliente insatisfeito.

Este ativo intangível é o mais difícil de substituir e pode tornar o negócio mais competitivo.

Depois disso, o que tem que ser feito é investir nos profissionais e em suas competências, para que eles se desenvolvam junto com a empresa.

Mas para que serve desenvolver pessoas?

Em um mundo em rápida mudança, o mercado exige que as empresas se adaptem e evoluam continuamente para se manterem lucrativas.

Também é importante apoiar as equipes para que se mantenham motivadas e evitem sua saída prematura e os recursos intelectuais e financeiros a ela associados.

O desenvolvimento de recursos humanos é uma ferramenta poderosa neste contexto, pois mostra o interesse da empresa em melhorar as competências dos seus colaboradores.

Dessa forma, eles ficam mais felizes e veem seu valor dentro da empresa e ganham impulso adicional para ascensão profissional.

Tipos de desenvolvimento de pessoas:

Conforme mencionado anteriormente, o desenvolvimento de recursos humanos é um conjunto de melhores práticas estruturadas que, quando combinadas, auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Nesta área trazemos alguns tipos de atividades e conceitos que incorporam esta área. 

Carreira 

Uma boa carreira profissional é muito importante, pois faz parte da identidade da pessoa e determina a trajetória de vida, e as oportunidades do futuro.

Nesse contexto você pode sentir a relevância imaginar que oferece planos de carreira consistentes que incluem treinamentos com uma meta de futuro pré-determinada.

Portanto, a carreira deve ser claramente definida, com um objetivo central e pequenos objetivos ou etapas que conduzam à sua realização.

Vale ressaltar que apesar do plano de carreira que deve ser oferecido pela empresa, cabe a cada profissional traçar seus próprios objetivos, como o executivo quando o momento for oportuno.

Isso permite que vocês dois ajustem as expectativas para evitar a frustração tanto do funcionário quanto da parte do empregador.

Liderança 

Vale ressaltar,a importância do desenvolvimento das pessoas deve começar pela liderança e promover a independência para a formação de sucessores competentes. Fortalecimento dos pontos fortes.

Educação continuada 

O hábito de aprender diariamente tem um grande potencial motivacional.

Nessa condição, o ideal é  focar na educação constante com cursos etc,  que estimule a busca pelo crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Habilidades técnicas são as atividades mais comuns nesta área, mas treinamentos que abordam habilidades comportamentais, inteligência emocional e até mesmo passatempos criativos, como teatro ou oficinas de pintura são válidos.

 O mais importante é dar a todos a oportunidade de participar sem serem obrigados a fazê-lo e estimular a vontade de aprender.

Comunicação assertiva 

Quando uma empresa ou grupo se comunica com confiança, o conflito é reduzido, pois permite que eles se expressem sem emocionalizar demais a mensagem.

Você também pode obter informações por meio de caminho direto e claro que vai em mensagens transparentes culminar.

Gerenciamento de Mudanças 

Muitos falam que a única certeza no cenário atual é que sempre haverá mudanças.

A resistência a ela é da natureza humana, pois buscamos estabilidade e segurança para estarmos confortáveis.

Uma opção de soluções para esse dilema é envolver a gestão da mudança entre as políticas da empresa e o desenvolvimento de estratégias que permitam focar nos aspectos positivos da mudança.

Tem tudo a ver com o desenvolvimento das pessoas, pois as transformações muitas vezes oferecem oportunidades de aprimoramento pessoal.

Vamos supor o seguinte, a empresa moderniza o software e incorpora uma versão mais complexa, ela pode encontrar resistência de pessoas que não conseguem lidar com novas tecnologias.

No entanto, esta também será uma chance de entrar em contato e aprender a usar uma inovação é uma habilidade útil para adquirir.

Uma cultura de diretrizes de desenvolvimento de pessoas na organização ajuda a melhorar o potencial dos colaboradores e a utilizar seus talentos em benefício do time.

Portanto, é importante integrar esta ferramenta à cultura corporativa e aprimorar as habilidades de desenvolvimento pessoal de cada pessoa, que só tem agregar valor a organização.